Gestão financeira para MPEs em tempos de coronavírus

Atualizado: Jun 15

Uma gestão financeira eficaz é essencial para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. Principalmente no cenário atual, em que os pequenos negócios foram tão afetados pela pandemia do novo coronavírus. Redução de equipe, queda no faturamento e renegociação de contratos são alguns dos exemplos do impacto da COVID-19 nas MPEs.


Para dar dicas de como melhorar sua gestão financeira, conversamos com a consultora administrativa e financeira Carolina Loth Kratzer. "As empresas que não tinham controle financeiro antes da crise terão dificuldade para passar por esta fase. O importante é começar e se organizar para planejar o futuro", alerta.


Confira as dicas, a seguir:



Importância da gestão financeira

Segundo a consultora, ao manter uma boa gestão, as empresas podem antecipar imprevistos e têm uma visão geral para tomar decisões. “Quando o negócio não mantém um controle financeiro, não há tempo hábil para tomar decisões. Os empresários são pegos de surpresa. Para crescer é importante se planejar”, explica.


Como organizar as contas

Conheça e analise o financeiro da sua empresa. Faça uma relação mensal de gastos fixos e contas a pagar. Assim, é possível analisar o que é essencial, o que é possível negociar ou reduzir. Dê atenção também às contas a receber. Identifique quem continua comprando e pagando, para se aproximar desse cliente e fidelizá-lo.


O principal erro

Misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da pessoa jurídica é um dos principais erros quando falamos em gestão financeira. Segundo Carolina, este é um descuido comum em empresas familiares: "Quando os filhos estão em época escolar ou é realizada a aquisição de bens, por exemplo, há um aumento da mistura de contas".


Conheça seu fluxo de caixa

Para auxiliar as MPEs a enfrentar a crise da COVID-19, muitas linhas de crédito surgiram no mercado. Antes de pedir um empréstimo, verifique suas contas e planeje seu fluxo de caixa para cenários favoráveis e desfavoráveis. Assim, você não pagará juros sobre um valor que não precisa.


Por onde começar?

Uma boa gestão financeira auxiliará as micro e pequenas empresas a enfrentarem o momento de instabilidade econômica. Se você não sabe por onde começar, um dos primeiros passos é a comunicação entre os setores. Sua equipe financeira precisa conhecer os gastos mensais, saber o que foi vendido e o que foi faturado.


Sabemos que empreender exige dedicação. Muitas vezes, uma pessoa só é responsável por diferentes setores da empresa. Para ajudar você a organizar melhor sua agenda e aumentar sua produtividade, separamos 5 dicas para melhorar sua gestão de tempo. Clique aqui e veja como potencializar seus resultados.

82 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
CONTATO

R. Urussanga, 292 - Bucarein

Joinville, SC - 89202-400​​

47 2101 4100

ajorpeme@ajorpeme.com.br

© 2018 por Ajorpeme