5 dicas para melhorar sua gestão de tempo

Independente de qual seja sua profissão, sua idade e a cidade onde mora, o seu dia tem 24 horas. E é preciso aproveitar cada minuto para atingir seus objetivos. Na era do “sem tempo, irmão”, fazer uma boa gestão de tempo é essencial para a produtividade. Mas é importante ressaltar que administrar bem suas atividades não significa manter-se ocupado. Uma agenda lotada não é garantia de resultados.


O objetivo da gestão de tempo é fazer com que você aproveite da maneira mais eficiente cada momento no trabalho. O reflexo disso é a melhora das suas metas e o aumento da produtividade.


Para você conseguir realizar todas as suas tarefas e utilizar seu tempo da melhor forma, separamos cinco dicas. Confira e comece a colocar em prática agora mesmo!


Defina metas

Planejamento é o segredo do sucesso de quem realiza uma boa gestão de tempo. Tire um momento, no início ou final da semana, para organizar as ações dos próximos dias. Liste os eventos, atividades, reuniões e projetos que deverão ser entregues. Depois disso, aponte a quantidade de horas que serão utilizadas em cada item e coloque tudo isso na agenda.


Evite distrações

De nada adianta organizar a sua semana se você não seguir o planejamento. E existem inúmeros fatores que podem atrapalhar suas metas: e-mails, mensagens no Whatsapp, redes sociais. Tenha disciplina para manter o foco nas atividades planejadas.


Responda e-mails em horário específicos

Para evitar as distrações citadas no tópico acima, uma boa sugestão é definir horários específicos para responder e-mails e mensagens. Imagina quando tempo você vai perder se parar um projeto a cada e-mail recebido. Ao organizar sua agenda, determine horários para abrir as mensagens e respondê-las.


Utilize o método pomodoro

Todas essas ações exigem disciplina e foco. Se manter a concentração em uma única atividade é difícil para você, algumas ferramentas podem ajudar. Uma delas é o método pomodoro. A técnica consiste em pausas alternadas entre foco total e intervalo para descanso. Por exemplo: você programa seu timer (ou aplicativo) para trabalhar por 35 minutos seguidos e fazer uma pausa de 5 minutos. A ideia é que, durante esses os 35 minutos, seu foco seja de uma tarefa específica.


Descanse

Atingir metas e conquistar todos os seus objetivos é importante, mas vá com calma. Uma boa gestão de tempo leva em conta também períodos de descanso para aliviar a pressão. No seu planejamento, separe um momento para descansar e cuidar de você. Vale meditar, fazer exercícios físicos, ler um livro, ver uma série etc. O importante é separar um tempo para você.


77 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
CONTATO

R. Urussanga, 292 - Bucarein

Joinville, SC - 89202-400​​

47 2101 4100

ajorpeme@ajorpeme.com.br

© 2018 por Ajorpeme