Treinamentos: como capacitar sua equipe

Nós vivemos aprendendo coisas novas. Assim que nascemos e nos desenvolvemos a ponto de aprender algo, nós já estamos acumulando conhecimento. Por instinto de sobrevivência ou involuntariamente pelas repetições do dia a dia, somos alunos já nos primeiros meses de vida e continuamos a aprender ao longo dela.


Na sociedade em que vivemos, passamos a infância e a adolescência obrigatoriamente dentro de escolas e para muitos de nós, o início da vida adulta também. Tem gente que nunca para de estudar e aprender. Apesar de ser difícil para alguns, estudar pode ser um grande prazer e até um lazer.

Além de oportunizar aquela sensação agradável de adquirir conhecimento, capacitação também é sinônimo de investimento - principalmente no universo corporativo. Ter pessoas capacitadas, bem treinadas e detentoras de conhecimento relevante para o negócio, pode ser a chave para o sucesso das empresas.


Treinamentos, quando bem executados, entregam conhecimento e bons momentos de descompressão do trabalho, mas repito: quando bem executados.


Quer uma receita de treinamento bem executado? Você vai precisar de:

  • Uma turma focada e engajada

  • Conteúdo atualizado e bem fundamentado

  • Espaço adequado para receber os participantes

  • Facilitadores que dominem o assunto, envolvam a turma e transmitam o máximo de conhecimento

Quando os treinamentos acontecem na empresa, muitos colaboradores podem sentir dificuldade em se "desligar" das tarefas do trabalho ou podem ser interrompidos por colegas e não vão se concentrar nessa nova atividade. Se sua empresa também não possui sala de treinamento ou de reuniões, ou não possui os equipamentos necessários, não precisa construir um novo espaço ou comprar projetores, flipcharts, pranchetas, etc.

Se "Uma turma focada e engajada" e "Espaço adequado para receber os participantes" for mais difícil de organizar em sua empresa, mude o endereço do evento.


Procure outros espaços de treinamentos. Existem lugares excelentes para desenvolver as aulas e em muitos desses lugares, é possível abrir turmas mistas com profissionais de outras empresas. Assim, você aproveita para investir em capacitação sem gastar tanto e podemos resgatar a soma: entregar conhecimento + oferecer bons momentos de descompressão do trabalho e adicionar a oportunidade de gerar network.


Imagine como o profissional que tem a chance de participar dessa experiência periodicamente tem muito a agregar à empresa. E você como profissional, se presenteia com esse tipo de experiência? Quais são os seus investimentos em desenvolvimento pessoal?


Diz o ditado que "viajar é mudar a roupa da alma". Visitando lugares, conhecendo pessoas, vivendo experiências, recebendo novas informações. Você muda, sua alma muda. Uma vez que escolhe um destino diferente, você já é alguém mudado.


E como mudamos a roupa do intelecto? Aprendendo, todo dia e sempre.


Autora: Bruna Schmitz. Analista de treinamentos na Ajorpeme. Promove, organiza, comunica e ama eventos de capacitação.

37 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
CONTATO

R. Urussanga, 292 - Bucarein

Joinville, SC - 89202-400​​

47 2101 4100

ajorpeme@ajorpeme.com.br

© 2018 por Ajorpeme