Por que sua empresa precisa de um Certificado Digital?

A tecnologia oferece uma grande oportunidade de crescimento para as pequenas e médias empresas. Com a evolução da internet e novas tecnologias, o mundo dos negócios está mudando e se tornando parte de uma revolução digital. Os negócios que não se adaptarem a isso, dificilmente irão se desenvolver de forma consistente.


Como consequência, com esse mundo cada vez mais digital, informações sigilosas são transmitidas pela internet e precisam de validação segura e eficiente. E o uso de recursos tecnológicos que garantem um bom funcionamento desses dois requisitos, se torna primordial.


Diante disso, a solução encontrada foi a criação do certificado digital, que é um arquivo eletrônico que representa a assinatura digital para pessoa física ou para as empresas, usada para o envio de documentos, que exijam a comprovação da identidade do emissor. Ele é essencial para enviar aos órgãos responsáveis as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas como, por exemplo, para o e-Social.

No certificado constam informações como o nome, a chave pública (numeração exclusiva criada na emissão do certificado), a chave privada e ainda outras informações importantes para a Receita Federal e outros órgãos governamentais.


Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que a certificação deve ter o padrão ICP-Brasil, uma estrutura hierárquica e de confiança para a emissão de certificados digitais. Este é o “selo de garantia” de sua segurança na validação dos dados.


No momento da compra irá surgir a dúvida de qual modelo escolher, onde é importante verificar as suas necessidades e exigências para adquirir o modelo ideal, sendo eles:

  • e-CPF: é uma identidade digital, a versão eletrônica do CPF físico. Com ele, pessoas físicas estão certificadas para fazer operações pela internet com segurança e validade jurídica. Seus principais usos são o acesso ao portal de serviços eCAC, assinatura digital de contratos e acesso a leilões eletrônicos.

  • e-CNPJ: é a certificação emitida para representantes legais de empresas. Seu principal uso é ligado ao envio de informações para órgãos governamentais, tais como o demonstrativo de pagamentos e despesas para o Imposto de Renda (DIRF). O e-CNPJ é usado para a emissão e o pagamento de tributos, para assinar escriturações contábeis e fiscais (SPED).

Após a escolha do modelo, temos outras vertentes que também precisam de explicação, para cada modelo, temos outros variantes, que são o A1 e o A3. O certificado digital A1 é o arquivo digital gerado e armazenado em um computador, podendo ser copiado para quantos computadores forem necessários, com validade de 1 ano. Já o certificado digital A3 é disponibilizado em um token ou cartão e pode ser usado em qualquer computador, com validade de 1 á 3 anos.


Apesar da não obrigatoriedade do uso de certificados digitais para todas as empresas, especialistas indicam os benefícios do seu uso: garante a segurança do seu negócio, a autenticidade de operações e evita fraudes eletrônicas.


Autora: Daynara Raimundo, Agente de Registro na Ajorpeme. Bacharel em Administração com ênfase em Empresas e Negócios (FCJ). Tem mais de 4 anos de experiência na área comercial, com a prospecção ativa de clientes, comunicação, atendimento presencial, estratégias de mercado e venda de produtos e serviços.

53 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
CONTATO

R. Urussanga, 292 - Bucarein

Joinville, SC - 89202-400​​

47 2101 4100

ajorpeme@ajorpeme.com.br

© 2018 por Ajorpeme