Ajorpeme passa a ocupar uma cadeira na Governança da Inovação de Joinville
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

Ajorpeme passa a ocupar uma cadeira na Governança da Inovação de Joinville

A Ajorpeme passa a ocupar uma cadeira na Governança da Inovação de Joinville, um seleto grupo que surgiu a partir de um trabalho do Sebrae. O presidente Jonas Tilp participou deste encontro no dia 19 de agosto e comemora a inserção da entidade neste grupo de inovação.

De acordo com o presidente Jonas Tilp, a construção de Joinville como principal polo industrial de Santa Catarina foi alicerçada no potencial empreendedor e inovador do joinvilense. “Hoje, a cidade também possui destaque como polo do empreendedorismo inovador, com startups, instituições de ciência, tecnologia e inovação, corporações e governo atuando juntos em prol da consolidação e transformação do seu ecossistema de inovação”, destaca Tilp.

Ele acrescenta que numa época em que a disrupção é cada dia mais constante, a transformação da economia de Joinville deve caminhar no ritmo ou até guiando as quebras de paradigma que interferem positivamente na construção da nova sociedade. No centro desse processo encontra-se a formação de uma sólida base de conhecimento local e da cultura do empreendedorismo inovador que se alimenta da vocação econômica já constituída no norte catarinense.

“O Ecossistema Local de Inovação inicia sua transformação tendo uma governança constituída e trabalhando pelo futuro inovador de Joinville, focado na promoção de oportunidades e no desenvolvimento de negócios inovadores, tendo como propósito promover a qualidade de vida, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico para tornar Joinville uma cidade melhor para se viver”, explica o presidente.


Inovação


Um ecossistema de inovação caracteriza-se por um conjunto de relações complexas que se formam entre lideranças ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação do meio.


Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores proporcionando uma intensa troca de experiências, tendo cada ator seu próprio papel. Com isso, tais ambientes acabam se tornando polos criativos, com o objetivo de impulsionar o resultado de empresas e promover novos talentos.

O objetivo de um ecossistema de inovação é apoiar os estágios de desenvolvimento de um empreendimento e, para que isso ocorra de uma forma harmônica e efetiva, são definidas algumas vertentes principais de atuação.




24 visualizações0 comentário
bottom of page