top of page
  • txdias

Ajorpeme na Enconampe, em Gaspar

Integrantes da diretoria executiva e associados da Ajorpeme participaram, nos dias 23 e 24 de setembro, do 52º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Enconampe), organizado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e pela Ampe Gaspar e Ilhota.


Evento teve como objetivo promover a troca de experiências, apresentar cases de sucesso e realizar debates sobre ações para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Evento aconteceu no Parque Aquático Cascanéia, no Distrito do Belchior, em Gaspar. Entre os participantes da Ajorpeme estava o presidente da entidade, Jonas Tilp, e o gestor executivo Fábio Santana Corrêa.


"O Enconampe é fundamental para unir forças em torno do trabalho da Fampesc e das associações municipais e regionais, que buscam de melhores oportunidades para o segmento, visando o fortalecimento do seu papel econômico, político e social, buscando sempre o que a Constituição garante, que é o tratamento justo e diferenciado", destacou Rosi Dedekind, presidente da Fampesc. De acordo com o Sebrae, parceiro do evento, os pequenos negócios representam 92% das empresas catarinenses e 42% do PIB do Estado. São responsáveis por R$1,406 bilhão em arrecadação de impostos, entre ICMS e ISS, e geram 51% dos empregos formais.

Na avaliação de Rosi Dedekind, o período recente apresentou alguns avanços, como o acesso ao crédito através do Pronampe, criado durante a pandemia e agora transformado em linha permanente. "Mas trabalhamos para que o acesso a esse crédito seja cada vez mais facilitado e de rápido acesso", defendeu. A presidente da Fampesc ressaltou ainda a urgência da atualização da tabela do Simples Nacional, que está há mais de 10 anos sem sofrer reajuste. "É fundamental que isso aconteça ainda esse ano, para entrar em vigor em janeiro de 2023, além de também vermos aprovado o simples trabalhista e de leis para diminuir a burocracia. Por tudo isso, precisamos da união de todas as entidades, para termos mais força junto aos poderes no âmbito municipal, estadual e nacional", avaliou.

No dia 23 de setembro, o Enconampe teve a participação do palestrante Daniel Keller, especialista em administração e marketing, que falou sobre "Mudança e Perspectiva do Comportamento das pessoas e dos negócios em um mundo em transformação".


No sábado (24), ele participou também do workshop "O que faz um grupo de pessoas permanecerem junto"? Ainda no sábado, o Enconampe contou com a presença do diretor de Operações do Badesc, Paulo Renato Vieira de Castro, que apresentou os resultados do acesso das micro e pequenas empresas ao crédito oferecido pelo banco.

O Enconampe tem o apoio do Badesc, BRDE, Banco do Empreendedor, Safeweb e MasterMind.






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page