5 dicas para voltar ao mercado de trabalho
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

5 dicas para voltar ao mercado de trabalho

A disputa por um espaço no mercado de trabalho aumentou nas últimas semanas. Como reflexo da pandemia provocada pela COVID-19, muitas empresas reduziram o número de funcionários e, com isso, trabalhadores de todo o Brasil iniciaram suas jornadas para recolocação profissional.


Se você está em busca de uma oportunidade ou conhece alguém que procura uma nova posição no mercado, veja as dicas, abaixo.

O cenário atual

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, o Brasil tem 12.850 milhões de desempregados. Em Santa Catarina, segundo levantamento do Sebrae, mais de 530 mil pessoas perderam o emprego nos últimos meses, em razão da pandemia do novo coronavírus.


Neste cenário de instabilidade econômica, em que a demanda de mão de obra supera a oferta de vagas, é essencial desenvolver um planejamento para buscar uma nova colocação no mercado. Para ajudá-lo a elaborar a melhor estratégia, conversamos com a consultora e coach de carreira, Ana Carol Cunha.


Confira as dicas, a seguir:


Defina um objetivo

Para Ana, os profissionais que desejam uma recolocação no mercado de trabalho precisam definir uma estratégia de busca. “Muitas pessoas pecam por, simplesmente, disseminar o currículo por aí e acabam perdendo tempo com isso”, explica a consultora. O primeiro passo é definir a região em que você está procurando por novas oportunidades, qual a remuneração desejada e o perfil de empresas que podem te contratar.


Prepare suas ferramentas

Muitos recrutadores avaliam os perfis públicos dos candidatos nas redes sociais. Por isso, dê uma geral no seu LinkedIn, revise seu currículo e mantenha as informações atualizadas. Aproveite para destacar os resultados que você conseguiu e compartilhar seu portfólio.


Amplie sua rede de contatos

Enviar o currículo é apenas o primeiro passo na conquista de um novo emprego. Após o envio, pesquise sobre a empresa, estabeleça novas conexões no LinkedIn e peça indicações. Outra dica importante é dar atenção para sua rede de relacionamentos. Entre em contato com profissionais e apresente suas planos e interesses de carreira.


Invista em capacitação

Aproveite este momento para fazer cursos e workshops na sua área. Estudar no período em que está fora do mercado mostra que você não está "parado" e que está sempre em busca de atualizações.


Não cruze os braços

"Esperar as coisas melhorarem só vai fazer com que você fique para trás", afirma Ana. Segundo ela, cruzar os braços e aguardar um futuro em que as coisas vão mudar é o principal erro. "Existem ótimos profissionais lá fora e a concorrência fica cada vez mais alta. Quem já está em ação agora, com certeza sairá na frente", ressalta.


Quais são os próximos passos?

Sabemos que ser demitido não é nada fácil, mas você pode encarar este momento como uma nova oportunidade. Com as dicas que compartilhamos, você pode se preparar melhor para buscar sua recolocação profissional.


Lembre-se de montar uma estratégia para encarar os novos desafios. Como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Este é o momento para você atualizar suas redes, compartilhar suas conquistas e apresentá-las para sua rede de contatos.


Para você continuar estudando sobre o tema, no dia 3 de junho vamos promover a palestra online “Seu sucesso na recolocação profissional”. Durante o evento, você vai conhecer 5 passos fundamentais para conquistar novas oportunidades no mercado. Clique aqui e veja todos os detalhes.

135 visualizações0 comentário
bottom of page