top of page

Três coisas que ninguém te conta sobre fazer parte de uma associação empresarial

Uma associação empresarial é uma organização que busca formar uma comunidade, um coletivo de negócios que podem ter objetivos comuns ou, melhor ainda, objetivos que complementam outras empresas. A ideia é proporcionar uma arena que se torne um espaço propício para que as pessoas certas possam se encontrar e criar conexões que sejam de alguma forma vantajosas para todas as partes envolvidas.


Quem faz parte, sabe a diferença que faz no dia a dia, quem entra logo percebe a diferença e se depara com as possibilidades e quem, de fora, tenta fazer acontecer, percebe nos concorrentes, nos colegas e nos próprios contatos que se associar a uma organização assim pode trazer uma série de vantagens. Mas o que significa isso, na prática? O que são estes benefícios? Por que fazer parte de uma associação?


O que ninguém para pra te contar sobre a realidade disso?


Reunimos neste post alguns tópicos que explicam melhor quais são os ganhos de participar de uma associação assim. O que você ganha se juntando a uma associação?


Acesso a serviços, benefícios e desenvolvimento


Quem já tentou como pequena empresa acessar serviços e contratar coisas como plano de saúde, plano odontológico, serviços fiscais ou de contabilidade, por exemplo, sabe que os valores para contratos isolados são bem altos. E as capacitações, então? Manter uma empresa funcional e interessante, desafiadora e vantajosa para os funcionários que trabalham nela não é simples e nem barato.


Ao fazer parte de uma Associação de classe, é muito comum ter acesso a uma gama ampla de serviços ou de descontos em serviços, contratos, treinamentos e cursos para a equipe. Isso ocorre porque as próprias empresas que vendem benefícios como estes, sabem que é mais vantajoso se aliar a organizações que fazem esse meio de campo entre uma coisa e outra. Na Ajorpeme, por exemplo, nós oferecemos descontos e vantagens na contratação de planos dentais, clínicos, Unimed e descontos em treinamentos para associados. Isso além de serviços como certificação digital e outros.


Oportunidades de networking e outras conexões


Qual a parte mais básica de qualquer associação de qualquer tipo? Reunir grupos, pessoas e representantes de classes que têm objetivos e vivências parecidas ou que se complementam. Então logicamente fazer parte de uma associação empresarial vai te fazer aumentar muito o contato com outras empresas e, só pelo fato de que vários negócios passam a circular nos mesmos espaços, conexões e colaborações surgem naturalmente.


O pulo do gato é buscar associações que proporcionem esse contato por meio de eventos voltados para isso. Aqui na Ajorpeme, por exemplo, nós temos um leque de eventos como a Noite de Negócios, Rodadas, Cafés e Sessões que têm como objetivo principal gerar contato e conversa entre associados e não associados, inclusive. Isso sem contar outros eventos como oficinas, palestras, plenárias que permitem momentos e oportunidades de se conectar com possíveis novos clientes e parceiros.


Ser visto e ser ouvido


É comum se esquecer disso, mas uma associação dentro do contexto de um município, de um estado, de um país, é um ente político também. Leis são criadas, regras são aplicadas e muitas vezes sem uma consulta ampla sobre como isso afeta a vida dos empreendedores donos de pequenos negócios. Ao fazer parte de uma Associação, estas empresárias e empresários têm a possibilidade de fazer parte de uma organização que existe e funciona a partir do apoio destas empresas e, por isso, tem entre seus principais interesses, garantir que elas continuem funcionando e crescendo. Quando você entra para uma associação, você ganha mais voz e mais visibilidade também dentro do campo social de onde você está instalado.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page