Conselho das entidades receberá deputados catarinenses na próxima segunda-feira
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

Conselho das entidades receberá deputados catarinenses na próxima segunda-feira

No próximo dia 31, o Conselho das Entidades receberá os deputados eleitos pela região Norte de Santa Catarina. Formado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Joinville (Acomac), Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), o Conselho das Entidades debaterá com os parlamentares a reforma administrativa, reforma tributária, investimentos em obras de infraestrutura na região como a BR 280 e o Bloco X. Os temas foram definidos em uma reunião realizada hoje, na sede da Ajorpeme.


As reformas, que já foram discutidas no último encontro com os deputados, em abril, voltam à pauta. As entidades entendem que antes de alterar a forma de arrecadação de tributos, é imprescindível a definição e o controle dos gastos públicos, principalmente se considerado o déficit fiscal.


"Acreditamos que o foco político nacional deve priorizar a reforma administrativa, para reduzir o gasto público, e direcionar a arrecadação às áreas necessárias. Já a reforma tributária, da forma como está sendo apresentada, representa um risco para os empresários das micro e pequenas empresas. A PEC 45/2019, PEC 110/2019 e PL 3887/2020, afetam diretamente o Simples Nacional, em prejuízo às MPEs. Além disso, elevam desproporcionalmente a carga tributária dos prestadores de serviço. Contamos com nossos representantes para que isso não aconteça", afirma o presidente da Ajorpeme, Leonardo Santana.


"As reuniões com a bancada parlamentar são fundamentais para que entidades e deputados trabalhem em parceria pelas bandeiras de Joinville e região. Na agenda desta segunda-feira, vamos reforçar a necessidade de avançarmos com as reformas administrativa e tributária no Congresso. No âmbito estadual, precisamos do apoio dos deputados para resolver com urgência o impasse que põe em risco o futuro da gestão do Hospital Infantil de Joinville", diz Marco Antonio Corsini, presidente da ACIJ.


"A reforma tributária em debate no Congresso Nacional é acompanhada de perto pela CDL Joinville. A entidade entende que é preciso modernizar e simplificar o sistema tributário brasileiro. Há anos, a CDL Jovem promove o Dia Livre de Impostos (DLI), que coincidentemente está ocorrendo nesta quinta-feira (27/5). É muito alta a carga tributária que pagamos em tudo que consumimos, seja produto ou serviço. Questões regionais, como a duplicação da BR-280 e o contorno ferroviário, além da extinção do Bloco X, também estão nas pautas de reivindicações da CDL Joinville", complementa Marcos Antônio Bittencourt, vice-presidente Administrativo e de Patrimônio da CDL Joinville


"A Acomac vai apresentar no encontro com os parlamentares, as vantagens da implantação do cupom fiscal eletrônico no estado de Santa Catarina e as desvantagens do Bloco X. O cupom fiscal eletrônico traz mais benefícios e tem um valor mais acessível. Se existem duas possibilidades, que seja adotada pelo Governo do Estado, aquela que é mais completa e mais barata aos nossos comerciantes", finaliza Ivonei Arnaut, presidente da Acomac.


Estão confirmados para a reunião de segunda-feira os deputados estaduais Fernando Krelling e Kennedy Nunes e os deputados federais Coronel Armando, Darci de Matos, Rodrigo Coelho e Carlos Chiodini.

22 visualizações0 comentário
bottom of page