top of page
  • txdias

Conselho das Entidades avalia o 1º turno das eleições e da campanha Seu Voto Faz a Diferença

Desde agosto do ano passado, o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville vem manifestando preocupação com a representatividade política da cidade que responde pelo maior colégio eleitoral do Estado.


O motivo foi a definição de um número recorde de candidatos de Joinville para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal, fato que poderia contribuir para a dispersão de votos, reduzindo as chances de cada um.


Outro motivo de preocupação era a sequência histórica de desperdício de votos, acima de 100 mil votos, entre abstenções, votos em branco e votos nulos.


Por isto, a campanha “Seu Voto Faz a Diferença” foi intensificada entre os associados da AJORPEME, ACIJ, ACOMAC e CDL, nas redes sociais, nas entrevistas e também por meio da mídia busdoor.


O resultado do pleito, com a eleição de 3 deputados estaduais (mesmo número de 2018) e 1 deputado federal (2 a menos que em 2018) permite duas análises distintas:


1) o sentimento de que a representatividade poderia ter ficado ainda menor, em função do recorde nacional de abstenções, votos em branco e votos nulos na casa dos 20%, 4 pontos percentuais acima do registrado em Joinville, e


2) a expectativa de que esta representatividade possa crescer após a definição do segundo turno das eleições porque há candidatos na primeira suplência de diversos partidos para ALESC e Câmara, além da possibilidade de Joinville passar a ter uma representante como vice-governadora.


O Conselho das Entidades dará continuidade ao trabalho apartidário e cidadão para fortalecimento da representação partidária por entender que isto resulta em mais recursos públicos para investimento na região.


O trabalho será retomado com conversas com os partidos para propor uma reavaliação na estratégia da quantidade de candidatos. Também será mantida as conversas com profissionais das empresas associadas e com a comunidade para tentar reverter a sequência histórica de desperdício acima de 100 mil votos, entre abstenções, votos em branco e votos nulos.


SEGUNDO TURNO


O Conselho das Entidades cumprimenta deputados estaduais, deputados federais e senador eleito por Santa Catarina e também os candidatos que receberam nas urnas a missão de disputar o segundo turno para o Governo do Estado e para a Presidência da República.


ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL convidam associados e parceiros para participar do Painel com Candidatos ao Governo que será realizado na sede da ACIJ no dia 17 de outubro.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page