Painel Online: Fake News

Núcleo de Comunicação e Núcleo de Advogados
A inscrição está fechada

Horário e local

06 de ago. de 2020 19:00
Evento Online

Sobre o evento

As chamadas “Fake News” são o assunto do momento. Estas notícias falsas que se espalham de forma cada vez mais rápida pelas redes sociais preocupam, sobretudo em tempos de pandemia e ano eleitoral. Os recentes escândalos sobre a disseminação de Fake News e o impacto delas em resultados de eleições colocam em evidência o perigo que as notícias falsas representam. A CPI mista das Fake News no Congresso já identificou uma lista de linhas de WhatsApp responsáveis pelas maiores quantidades de disparo de mensagens em massa durante a campanha eleitoral de 2018. E recentemente, o Facebook baniu vários perfis. Outro assunto do momento é o controverso projeto de lei de combate às fake news, que foi aprovado no Senado e encaminhado à Câmara.

Outra área que vem sendo afetada pela disseminação das fake news é a área da saúde. Inúmeras são as notícias falsas que versam sobre curas milagrosas e dados impactantes sobre o coronavírus, por exemplo.

Mediador do Painel

Marcos Aurelio Pereira, 39 anos, Jornalista (JP 5967), Radialista (DRT 1977), Repórter, Apresentador de TV, Empreendedor, Mestre de Cerimônias e Professor de Oratória na Conquer - Escola de Negócios. Atua na área de comunicação há 22 anos. Passou pelas emissoras Difusora AM, Udesc FM, Floresta Negra (AM e FM) de rádios, Clube Bandeirantes e Rede Record de Televisão. Atualmente é Âncora do programa Café das 6, Rádio Globo Joinville 95.3 FM e Repórter/Apresentador na NSC TV Joinville/afiliada Rede Globo desde 2008. Foi eleito Melhor Comunicador de TV Local, em 2019, pelo Prêmio Top de Marcas em Joinville. Em 2020 ganhou o troféu de Professor de Oratória mais bem avaliado na Conquer/Joinville. Especializações: Curso Cobertura de Eventos - Rede Globo de Televisão; Editor de Texto - Rede Globo de Televisão; Jornalismo Digital: Prime Cursos do Brasil; Oratória: R7R Consultores e Associados e Bacharel em comunicação social - jornalismo pelo IELUSC Bom Jesus. Ao longo da carreira conquistou prêmios importantes como RBS de Jornalismo, Unimed de Jornalismo, Fiesc de Jornalismo e Instituto Guga Kuerten de Jornalismo.

Painelistas

DRA. SABRINA ILG - OAB/SC nº 51.743

Advogada sócia no Escritório Kroeff advogados & Associados

Dra. Sabrina Ilg, é Joinvilense e integra do time de advogadas do escritório Kroeff Advogados & Associados desde 2019.Aprovada já no XXIII Exame de Ordem Unificado da OAB no 8º período da Faculdade de Direito, a Dra. Sabrina, durante todo a sua vida acadêmica, além de ser uma estudante dedicada, buscou adquirir experiência jurídica nas mais variadas áreas: foi estagiária voluntária no Fórum de Joinville; trabalhou no Setor Jurídico da  SAMA- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville - Moralidade Administrativa e na Defensoria Pública da União (DPU).

A Dra. Sabrina é pós graduanda em direito ambiental e urbanismo pela Damásio Educacional e milita nas áreas cível, ambiental, urbanístico e previdenciária.

DRA. DENISE GOULART SCHLICKMANN - Secretária de Controle Interno e Auditoria TRE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Direito pela UFSC. Bacharel em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, pela UFSC. Pós-graduada em Auditoria Governamental pela FEPESE/UFSC, e em Direito Eleitoral pela UNIVALI. Secretária Geral adjunta da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral. Secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE/SC. Professora em cursos de pós-graduação universitários de direito eleitoral. Conferencista na área de direito eleitoral.  Coordenadora dos estudos de sistematização de normas eleitorais, Eixo Temático Financiamento de Campanha, sob a presidência de grupo do Ministro Edson Luiz Fachin. Coordenadora do Grupo de Apoio Técnico ao Comitê Consultivo da Internet nas Eleições de 2018. Autora da obra Financiamento de Campanhas Eleitorais, na décima edição, pela Editora Juruá. Coautora da obra Tratado de Direito Eleitoral, pela Editora Fórum. Coautora da obra Tópicos Avançados de Direito Processual Eleitoral, pela Editora Arraes

DR. MARIO SERGIO GHANNAGE BARBOSA - Procurador da República Joinville

Especialista em direitos humanos pela universidade Pablo Olavide, de Sevilha

DR. ANTÔNIO CÉSAR FRANCO GARCIA - Presidente da Sociedade Joinvilense de Medicina 

Médico Cirurgião Vascular

RODRIGO AMORIM - Mestre em comunicação pela Cásper Líbero, professor da Sustentare Escola de Negócios

Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, na linha de pesquisa Processos Midiáticos: Tecnologia, Cidadania e Mercado. Atualmente é professor da Sustentare Escola de Negócios, Centro Universitário Belas Artes e ESPM. É consultor de Branding com vasta experiência em projetos de marketing e comunicação para empresas nacionais e multinacionais. Também dedica-se ao estudo de temas como novas mídias, fake news e deepfakes.

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento