Mindfulness: conheça a prática
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

Mindfulness: conheça a prática

Atualizado: 26 de jun. de 2020

O mercado atual exige que os profissionais sejam multitarefas e saibam lidar com diferentes entregas e responsabilidades. Tudo o que envolve a rotina profissional demanda muita concentração.


Se você tem dificuldade em lidar com situações de estresse e precisa recuperar o foco para realizar atividades com concentração total, que tal aplicar técnicas de mindfulness?


Abaixo, listamos as perguntas mais frequentes sobre o tema e algumas dicas para você colocar em prática.


O que é mindfulness?

Segundo Jon Kabat-Zinn, PhD em biologia molecular pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), mindfulness "é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativas, os quais são parte fundamental das intervenções baseadas em “mindfulness”.



Por que as práticas do mindfulness permitem viver no presente?

Estar no presente exige uma atenção intencional, uma atitude aberta e não julgadora a cada instante. Esse estado mental necessita ser treinado. As práticas e exercícios de mindfulness, baseadas no treinamento da atenção plena, por meio de algumas “âncoras”. A própria respiração ou as sensações e movimentos corporais, possibilitam esse desenvolvimento.


Quais benefícios traz as práticas de mindfulness?

  • A prática do mindfulness traz diversos benefícios, por exemplo:

  • Ficar atento ao momento presente

  • Trazer o bem-estar e conectar com verdadeira natureza da pessoa

  • Redução no nível de ansiedade, depressão e estresse

  • Aumenta a consciência corporal, o autoconhecimento, a regulação da emoção e da atenção

  • Promove a autoconsciência e a empatia

  • Ajuda a lidar com as distrações, concentra-se na tarefa e promove a flexibilidade cognitiva

  • Ajuda a lidar com conflitos, cultivar a intimidade emocional e construir relacionamentos felizes

  • Ajuda a reduzir o pensamento ruminativo


As práticas de mindfulness são aplicáveis nas organizações?

Sim. Segundo o artigo “Why Do Companies Need Mindfulness?”, o ambiente atual, exige que as organizações mudem constantemente: estruturas de equipe, funções, o layout, funcionários estressados, com baixa imunidade física, sentimento de inadequação, conflitos no local de trabalho, enfim, um ambiente corporativo estressante, muito diferente de 20 anos atrás, onde um dia típico de trabalho duraria não mais que 8 horas, o ritmo era mais lento e praticamente imutável, na sua maioria de natureza manual. Nos últimos anos, diferentes abordagens surgiram para enfrentar os obstáculos dos recursos humanos e mindfulness surgiu em meio a uma série de programas de treinamento de correção rápida e intervenções em corporações.Programas vêm sendo implementados em várias organizações para a prática de mindfulness se incorporar no dia a dia das organizações, como por exemplo: Google (2007), General Mills (2006), Intel (2014) e Dow Chemicals (2014).


Como mindfulness se aplica à liderança?

  • Reduzindo o nível de estresse e ansiedade

  • Contribuindo para maior atenção ao momento presente, o que altera a qualidade das decisões

  • Aumentando a capacidade de ouvir e da empatia nos relacionamentos

  • Líderes percebidos como mais carismáticos e confiáveis

  • Maior controle das emoções


Como as práticas de mindfulness vem sendo usadas na saúde?

Os protocolos de intervenção que utilizam técnicas de mindfulness como prática complementar para tratamento de saúde estão bastante consolidados fora do Brasil, especialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. No Brasil, os programas estão iniciando, inclusive em centros acadêmicos. Instituições como a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal de do Rio Grande do Sul, estão abrindo espaço para o estudo rigoroso da técnica. O Dr. Marcelo Demarzo, médico de família, do Centro Brasileiro de Mindfulness da UNIFESP, tem levado à prática ao sistema público de saúde (SUS) de São Paulo, o renomado hospital Albert Einstein, São Paulo, já tem as práticas de Mindfulness incorporadas.


Autora: Vilma Pimenta Cirilo Munhê. Sócia-proprietária da Presença Educação e Arte.


65 visualizações0 comentário
bottom of page