top of page
  • Foto do escritorajorpeme

“Matemática de Voto” foi tema da plenária da Ajorpeme de julho

Atualizado: 18 de jul. de 2022

Lideranças empresariais e da comunidade participaram no dia 14 de junho da plenária da Ajorpeme, tendo como local a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville.

Após assistirem uma belíssima apresentação dos bailarinos do Bolshoi, os presentes acompanharam a palestra sobre a “Matemática do Voto”, ministrada pelo especialista Valmir Santhiago. Ele destacou o quociente eleitoral, que define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais, quais sejam: eleições para deputado federal, deputado estadual.

De acordo com a legislação eleitoral, define-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Código Eleitoral, art. 106). Vale ressaltar que as eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias" (Lei n. 9.504/97, art. 5º). Com isso, a fórmula é: Valor obtido da divisão do número de votos válidos dados aos candidatos e partidos pelo número de vagas em disputa na eleição.

Atualmente, Santa Catarina possui 40 deputados estaduais e 16 deputados federais. Este cálculo combinado com o quociente partidário resulta na distribuição de cadeiras para deputados federais e estaduais.

“Quando você exerce a sua cidadania, o seu voto vai fazer a diferença!”, destaca o presidente da Ajorpeme, Jonas Tilp. As eleições deste ano acontecem no dia 2 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 30 de outubro.


Uma ação do Conselho de Entidades de Joinville, formada pelos presidentes da Ajorpeme, da Acij, da Acomac e da CDL Joinville, está conscientizando a população, através de várias ações com o tema: “Seu Voto Faz a Diferença”. A finalidade da ação é para que os eleitores comparecem às urnas, validem seu voto nos dias de eleição e votem em lideranças de Joinville e região como forma de aumentar a representatividade na maior cidade de Santa Catarina e na região Norte.











12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page