Feijão Coração reúne mais de 500 pessoas e fortalece projetos sociais em Joinville
- Vinicius Leonardo
- 18 de jun.
- 2 min de leitura

No último sábado (14/06), foi realizada a 18ª edição do Feijão Coração, uma feijoada beneficente organizada pelo Núcleo Empreendedor da Ajorpeme, com renda 100% revertida para os projetos sociais do Instituto Ajorpeme. O evento reuniu mais de 500 pessoas na ADE Embraco.
O Instituto Ajorpeme, braço social da entidade, atua com foco em Educação Empreendedora, Empregabilidade e Sustentabilidade, promovendo impacto real na comunidade e contribuindo para a transformação social.
Nos últimos cinco anos, o Instituto alcançou resultados expressivos:
Mais de 11 mil jovens atendidos em ações educacionais;
Coleta e descarte correto de mais de 40 toneladas de lixo eletrônico;
Arrecadação de mais de 4 toneladas de alimentos para doação;
Envolvimento de mais de 300 voluntários em suas iniciativas.
Entre os principais projetos em andamento estão:
Jovem Empreende: capacitação prática em empreendedorismo para estudantes do ensino público, abordando etapas como finanças, produção, vendas, marketing e tributos;
E-Lixo: mutirão de coleta de resíduos eletrônicos para descarte ambientalmente correto;
Feira da Empregabilidade: evento que conecta jovens e profissionais a oportunidades de estágio, primeiro emprego e recolocação no mercado.
“Nós aplicamos o valor arrecadado com a feijoada no Instituto Ajorpeme, que leva educação empreendedora às escolas municipais de Joinville. Ensinamos os alunos a lidar com dinheiro, responsabilidade e a criar uma empresa, o empreendedorismo na prática”, destacou Carolina Loth Kratzer, presidente da Ajorpeme.
Durante o evento, alunos do Projeto Jovem Empreende comercializaram o produto que desenvolveram ao longo da disciplina: bolos de pote, feitos por eles com o apoio dos voluntários do Instituto. A iniciativa foi aplicada na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, no bairro Costa e Silva.
“Foram nove aulas do projeto na escola. Acompanhar a evolução e dedicação dos alunos foi incrível. E hoje, no Feijão Coração, encerramos esse ciclo com chave de ouro, todos os bolos foram vendidos! É gratificante fazer parte disso”, celebrou Ricardo Faquini, vice-presidente responsável pelo Instituto Ajorpeme.
Além de saborear a tradicional feijoada e contribuir com uma causa nobre, os participantes desfrutaram de música ao vivo com a banda Samba Classe A e o parque da ADE, garantindo lazer para toda a família.
“É uma grande satisfação entregar mais uma edição do Feijão Coração. São 18 anos apoiando os projetos do Instituto por meio desse evento, que cresce a cada ano. Agradeço a todos que participaram e contribuíram”, afirmou Rodrigo Scheunemann, presidente do Núcleo Empreendedor da Ajorpeme.
Toda a renda arrecadada será destinada às iniciativas do Instituto Ajorpeme, que seguem transformando a vida de pessoas e promovendo ações sustentáveis para o planeta.
Comentarios