O Connect Ideias e Negócios 2024 contou com as palestras de Arthur Igreja e Gil Giardelli, referências nacionais em IA, que falaram sobre a Inteligência Artificial aplicada aos negócios. O evento foi promovido pela Ajorpeme e recebeu cerca de 1500 pessoas na noite de ontem na Expoville.
A Palestra de Arthur Igreja falou sobre a importância da Humanização da Transformação Digital, ou seja, como é essencial que as pessoas conheçam e se capacitem para que se tenha uma inovação verdadeira que não seja só a tecnologia pela tecnologia, transformando, assim, a IA em uma forte aliada no mundo dos negócios. De acordo com Arthur o grande passo para a aceleração da inovação é a junção do conhecimento e comportamento das pessoas em relação à tecnologia.
“Uma das minhas maiores preocupações é como humanizar essa transformação digital, porque afinal de contas a tecnologia por conta, ela não resolve absolutamente nada, ela é simplesmente um meio para que nós possamos causar transformações”, explica Arthur Igreja.
Arthur Igreja explica que hoje em dia a IA promove muito conteúdo personalizado de maneira rápida, prática e barata (muitas ferramentas são gratuitas ou de baixo custo). “A IA generativa cria conteúdo de imagem, vídeo, texto e áudio de uma maneira incrível, mudando nossa percepção sobre a tecnologia, porque até então as ferramentas digitais eram passivas, esperavam pelo ser humano para fazer algo, como por exemplo, word, powerpoint, excel; hoje com a IA generativa, a própria tecnologia gera conteúdo”, analisou Arthur Igreja.
Apesar do avanço tecnológico que vivemos com IA e as novas tecnologias, Arthur alerta que a tecnologia deve ser usada para facilitar a vida das pessoas, mas não para substituir relações pessoais, muito menos para a pessoa virar um escravo da tecnologia e das redes sociais. Em seu apontamento Arthur citou o exemplo de um seguidor com deficiência que o acompanha nas redes sociais e que mandou uma mensagem para ele dizendo que consegue acompanhar o conteúdo dele por conta de um recurso de acessibilidade disponibilizado pela IA. “Facilitar e transformar a vida das pessoas, essa deve ser a função da IA e dos recursos tecnológicos”, concluiu Arthur Igreja.
A noite começou com a palestra “O Futuro Inteligente" com Gil Giardelli, que abordou sobre os avanços da IA e sobre como ela pode ser aplicada da melhor forma nos negócios. "No cenário de O Futuro Inteligente, a adaptação não é uma escolha, mas uma necessidade. A capacidade de aprender e se reinventar será o maior diferencial para quem deseja prosperar no futuro.", explicou Gil Giardelli.
Gil apresentou cases de sucesso de empresas que desenvolvem um trabalho incrível de otimização de tempo e orçamento com a IA, mostrando como a tecnologia é capaz de transformar realidades e empreendimentos com o aumento de produtividade e qualidade da entrega do produto e serviço.
Durante a palestra Giardelli apresentou um robô assistente que fala, se move e dança. Entre uma de suas atribuições, o robô interage com pessoas internadas com câncer no hospital, conversando, tocando músicas que as pessoas gostam, sendo um companheiro em um momento difícil.
A 7ª edição do Connect teve além das palestras, food trucks e muito network entre os participantes no final do evento. O evento foi encerrado com um happy hour com chopp artesanal do Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme e apresentação da Banda Rock Waves, que animou a noite.
Comments