top of page
  • Foto do escritorajorpeme

Com apoio da Ajorpeme, programa habilita 38 empresas para exportação

Trinta e oito empresas da região Norte de SC, inclusive de Joinville, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, estão participando do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), num convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), firmado para auxiliar gratuitamente empresas que desejam exportar.


Nesta semana, em Itajaí, algumas empresas foram enaltecidas durante a 2ª reunião do Comitê Consultivo do Programa, que teve o objetivo de homenagear as empresas que se destacaram neste primeiro ano do ciclo, prestar contas apresentando os resultados dos trabalhos de 2022 e debater com os parceiros novas oportunidades para as empresas catarinenses se inserirem comercialmente no exterior.


Na região Norte, a Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) está apoiando os trabalhos dos Técnicos do PEIEX que abrange nove municípios.


“Sem dúvida, a Ajorpeme é uma grande parceira. A entidade foi enaltecida como exemplo para todos os participantes da reunião de como a parceria público-acadêmica-privada pode fazer a diferença na vida de cada um dos catarinenses, num ciclo virtuoso de impacto”, destaca o técnico extensionista do PEIEX na região Norte SC, Renan Leonardo Moreira.


Recentemente, o programa desenvolvido no Norte de SC foi reconhecido como o Melhor Plano de Exportação do Brasil, através de uma empresa atendida em São Bento do Sul, por meio do Polo de Joinville.



Números estaduais


Em toda Santa Catarina, ao longo do ano de 2022, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) atendeu 110 empresas interessadas em exportar seus produtos, sendo que 12% já estão exportando para os Estados Unidos, México, Chile, Equador, Portugal, Argentina, Gana, Congo, Paraguai, Espanha, Reino Unido e Uruguai.


Ao todo, são 29 municípios atingidos em Santa Catarina, sendo nove deles atendidos através do Polo de Joinville. “Além disso, o Núcleo atendeu 5 empresas do Paraná, 3 no Rio Grande do Sul, 1 no Espírito Santo e 1 no Rio de Janeiro. As nossas empresas participaram de 23 iniciativas no exterior, entre feiras, missão, rodadas de negócios, e projetos da ApexBrasil, como por exemplo o programa de aceleração de e-commerce “e-Xport da Amazon””, informa Renan.


Segundo o técnico, o Comitê do PEIEX Univali é considerado o mais significativo e representativo entre os núcleos do Brasil, conseguindo reunir entidades do âmbito federal, estadual e municipal, que acaba sendo crucial para o sucesso do programa. Em SC, foram realizadas 880 reuniões in company e ainda 99 eventos entre palestras, visitas técnicas, qualificações internas e treinamentos.


A reunião contou com a presença do diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento de Santa Catarina, Moris Kohl; do delegado da Alfândega da Receita Federal, Marcus Nali Simioni; da presidente da Câmara de Comércio da FIESC, Maria Bustamante; gerente de Relacionamento em Negócios Internacionais do Banco do Brasil, Rosani Jurk Deretti; do presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria, Jair Schmitt; da consultora comercial Correios de SC, Tatiane Brasil. Estavam presentes os secretários e secretárias de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Itajaí, Navegantes, Barra Velha, Schroeder e Rio Negrinho, além de representantes de mais sete municípios.








37 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page