Artigo: Lockdown vai afetar a economia e os empregos da região
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

Artigo: Lockdown vai afetar a economia e os empregos da região

por Adael dos Santos, presidente da Ajorpeme


Muito tem se falado sobre a possibilidade de um lockdown em Joinville. Nós, da Associação de Pequenas, Micro e Médias Empresas de Joinville e Região (Ajorpeme), acompanhamos as últimas articulações que visam o fechamento total do comércio não essencial, como estratégia de prevenção ao coronavírus, e somos contrários a tal possibilidade.


As empresas do município têm seguido à risca as determinações para garantir a segurança da equipe, dos clientes e da comunidade, com o uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos, disponibilização de álcool gel, controle de entrada, distanciamento social e higienização constante dos ambientes. Entendemos que o grande problema está nas aglomerações e festas privadas, que não deixaram de acontecer, mesmo durante a pandemia.


Além disso, observamos uma ausência de diálogo entre os poderes sobre as estratégias de combate à COVID-19. Tal cenário fragiliza ainda mais a segurança que a sociedade tem em seus gestores e prejudicam aqueles que tentam manter a economia local e preservar os empregos da região.


A situação na área da saúde é delicada, nossos hospitais estão à beira do colapso, com as UTIs próximas à lotação máxima, mas a economia também pede socorro. Nossos gestores precisam concentrar suas ações na conscientização da população, não em fechar empresas e colocar tantos empregos em risco.


Como a maior comunidade empreendedora da região Norte de Santa Catarina, nós, da Ajorpeme, estamos comprometidos com a saúde e com as vidas dos nossos colaboradores, clientes e de toda a comunidade. Mas também queremos manter o nosso compromisso de gerar novos postos de trabalho e renda.

128 visualizações0 comentário
bottom of page