Na última segunda-feira, 25/11, a Ajorpeme recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Joinville, onde foi concedida a medalha Entidade Amiga da Reciclagem. A honraria é por conta do trabalho de sustentabilidade promovido pelo Instituto Ajorpeme, o braço social da entidade, através do projeto E-Lixo, mutirão de arrecadação de lixo eletrônico, que só neste ano arrecadou cerca de 6 toneladas de lixo eletrônico. A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, às 19h30.
A proposição de homenagear o Instituto Ajorpeme partiu do vereador Henrique Deckmann (MDB), que falou sobre a importância de trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos no município, como o projeto E-Lixo. Também foi passado um vídeo apresentando o trabalho desenvolvido na iniciativa.
Na solenidade foi entregue a medalha Entidade Amiga da Reciclagem para o Presidente do Instituto Ajorpeme, Diego da Silva, reconhecendo o trabalho de sustentabilidade ambiental desenvolvido pelo Instituto Ajorpeme perante a sociedade.
"É com grande honra e gratidão que recebemos a Medalha Entidade Amiga da Reciclagem, concedida pela Câmara de Vereadores de Joinville, indicada pela bancada do MDB, em especial ao vereador Henrique Deckmann. Esse reconhecimento ao programa E-lixo, desenvolvido pelo Instituto Ajorpeme, reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Acreditamos que a destinação correta do lixo eletrônico é essencial para preservar o meio ambiente e promover uma consciência coletiva mais sustentável. Esse prêmio é resultado do trabalho dedicado de nossa equipe, dos parceiros que apoiam nossa causa e da comunidade que acredita e participa ativamente. A todos, nosso mais sincero agradecimento.", celebrou o Presidente do Instituto Ajorpeme, Diego da Silva.
De acordo com o relatório da organização Panorama do Lixo Eletrônico Brasil, só o Brasil gerou 2,2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2023. O país gera cerca de 183 mil toneladas de lixo eletrônico por mês e aproximadamente 6 mil toneladas por dia. Por conta disso e da importância de destinar esses resíduos para o local adequado, o Instituto desenvolve o projeto E-Lixo.
O E-Lixo acontece de maneira trimestral na Ajorpeme, tanto na sede em Joinville, quanto na sede de Araquari. Neste ano foram arrecadadas 6 toneladas de lixo eletrônico na iniciativa. Nas ações foram recolhidos aparelhos de TV, computadores, teclados e mouses, aparelhos de rádio, celulares e outros utensílios eletrônicos.
Comments