Na última quinta-feira, 20/06, a Presidente da Ajorpeme, Patricia Furlan Hille, esteve presente na reunião dos empresários com o Vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na ACIJ. Na ocasião, o vice-presidente ouviu as demandas das entidades de classe e apresentou o que o governo está fazendo para os setores da indústria, comércio e serviços.
Em sua fala, Patricia abordou a preocupação da Ajorpeme com o impacto da Reforma Tributária proposta pelo Governo Federal nas empresas do Simples Nacional. De acordo com a Presidente, da forma como a reforma é pensada no momento ela acaba fazendo com que não seja mais interessante para uma grande empresa fazer negócios com uma micro e pequena do Simples, por conta dos benefícios fiscais. “Dessa forma o empreendedor acaba tendo que optar por sair do Simples Nacional, com o objetivo de se manter competitivo no mercado, no entanto com a mudança a carga tributária fica muito pesada para esses empreendimentos, o que pode gerar uma mortalidade dessas micro e pequenas empresas, o que impacta diretamente nos empregos, diretos e indiretos.”, explicou a Presidente da Ajorpeme.
Outra preocupação da Ajorpeme é sobre o teto do Simples Nacional, que não é revisado há muito tempo. “A micro e pequena empresa precisa ter um crescimento orgânico para ter o indexador do teto do Simples mais coerente, atualmente o teto do Simples não atende mais às necessidades desses empreendedores, por não ter sido feito o aumento gradativo.”, afirmou Patricia.
As demais entidades presentes no evento (ACIJ, CDL e ACOMAC) também apresentaram suas demandas, entre elas: Reforma Trabalhista, Reforma Administrativa, duplicação da BR 280 e a repactuação do contrato com a Arteris para obras estratégicas na BR 101. “Recentemente foi feito um ranqueamento de quantidades de rodovias duplicadas por km² no mundo e o estado de São Paulo aparece em terceiro lugar e lá tudo tem rodovia duplicada. Fiquei sabendo que daqui de Joinville para Florianópolis dá 170 quilômetros e me disseram que levam de 3h a 4h. É prioridade absoluta que essas obras nas BRs sejam feitas o quanto antes”, afirmou o Vice-Presidente, Geraldo Alckmin.
De acordo com a Presidente da Ajorpeme, o encontro dos empresários com o Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, foi positivo. “Eu acredito que ele foi muito receptivo nas respostas dele, teve o cuidado de responder a todos para cada assunto, falar da preocupação que ele tem com cada assunto e como o governo federal poderia trabalhar isso daqui pra frente, então o que a gente espera é que isso realmente seja levado daqui para frente e as coisas consigam caminhar”, avaliou a Presidente.
Comments