top of page
  • txdias

Ajorpeme avança na questão da sustentabilidade com a instalação de sistema de energia solar

Atualizado: 13 de jun. de 2022

No mês em que se comemoram as ações do Meio Ambiente, a Ajorpeme dá um passo importante na questão da sustentabilidade. A instituição, que representa as pequenas, micro, médias e MEIs, concluiu recentemente a instalação de um sistema de geração de energia solar como forma de contribuir para o meio ambiente. O projeto completo e a instalação foi feito pela empresa TAB energia, de Joinville.


Ao todo, foram instaladas 42 paineis fotovoltaicos, proporcionando uma economia de mais de R$ 14 mil/ano para a entidade. O sistema de energia solar também garante 18.500 kWh gerado por ano e ainda duas toneladas de CO2 evitadas por ano no meio ambiente.


“Quando a gente observa tudo que a gente tem ao nosso redor, é importante nós entendermos a natureza e, assim, extrair dela o que ela está oferecendo. Trabalhar com energia solar exatamente isso. A Ajorpeme, há muito tempo, vinha planejando fazer este grande investimento e conseguimos fazer uma ótima parceria entre a Ajorpeme e a empresa TAB energia. O sol que está batendo na sua janela também é sustentabilidade”, destaca o presidente da Ajorpeme, Jonas Tilp.


Ele comenta que, com este modelo de energia solar da empresa TAB energia, a entidade consegue ser ainda mais sustentável no ponto de vista de gerar sua própria energia para atender à demanda da sede, mostrando na prática como a entidade quer ser sustentável.


"É de extrema importância que órgãos públicos e associações empresariais incentivem os empresários a instalar sistemas de energia solar em seus empreendimentos, pois os ganhos são relevantes, como por exemplo, eliminar uma dívida infinita com a concessionária de energia e ser independente energeticamente. Além disso, há ganhos em sustentabilidade, já que é fonte não poluente e a pegada de carbono do empreendimento é reduzida. Esse investimento faz com que as empresas estejam alinhadas com as práticas ESG e toda a sociedade ganha", explica o diretor da TAB energia, em Joinville, Michel Kazmierski.





Potencial da energia solar


A produção de energia solar no Brasil vem crescendo a passos largos. Para se ter uma ideia, de março de 2021 a março de 2022, foi registrada uma elevação de cerca de 30% de aumento. De acordo com a Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil já conta com 860 mil sistemas instalados. Santa Catarina aparece na 5ª colocação no ranking geral de Estados da federação, com 40.439 sistemas instalados.

Para se ter uma ideia, a maior cidade de Santa Catarina, Joinville, conta com um total de com 1.947 sistemas e 17MW de potência instalada. A empresa TAB energia já instalou 196 sistemas na cidade até o momento, que corresponde a 6,7 MW de potência instalada.

Um dos maiores projetos instalados pela TAB energia localiza-se na empresa Döhler, que é o 2º maior de Santa Catarina em termos de potência instalada em telhado. Desde sua fundação, a TAB já instalou mais de 300 projetos e um total de 12 MWp, proporcionando sustentabilidade, com garantia e solidez.

Vale ressaltar que a TAB (www.tabenergia.com.br) tem um simulador de economia no próprio site onde você pode calcular quanto de economia você poderá gerar produzindo a própria energia. Dessa forma, você pode encontrar o valor ideal para ir atrás da sua linha de crédito e planejar a instalação de energia solar o quanto antes para sua empresa.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page