A importância do autoconhecimento para a sua carreira
top of page
  • Foto do escritorajorpeme

A importância do autoconhecimento para a sua carreira

Autoconhecimento é a palavra da moda. Cursos e palestras prometem fórmulas para que você compreenda melhor a si mesmo. Mas não dá pra descobrir quem você é num workshop de duas horas.


Buscar o autoconhecimento é uma tarefa diária. Você precisa, constantemente, avaliar suas relações, como você se posiciona (profissionalmente e pessoalmente), o que você aprendeu e o que é possível deixar para lá.


Saber quem é você é e quais são os seus propósitos é algo que impacta positivamente a sua carreira.

Empreender é uma jornada que exige autoconhecimento para enfrentar os desafios que podem (e vão) aparecer.

No caminho em busca do autoconhecimento você precisará observar as suas vulnerabilidades. A pesquisadora Brené Brown estuda o comportamento humano há décadas e, segundo ela, ser vulnerável não significa ser fraco.


Os estudos de Brené apontam que somos ensinados que falhar é errado. Por isso, fugimos de emoções como “medo” e “decepção” e acabamos nos distanciando de experiências que consideramos “vergonhosas”. Mas, de acordo com a pesquisadora, é preciso lidar com os dois lados da moeda. Precisamos nos arriscar e vivenciar as sensações e sentimentos resultantes de cada iniciativa.


Agora, pare para pensar sobre o que é vulnerabilidade para você. É pedir ajuda? (isso mostra que você não deu conta de algo) É elogiar o trabalho de um concorrente? (você reconhece que o trabalho de outra pessoa está com mais qualidade ou é mais interessante)


Descubra quais são os seus pontos de vulnerabilidade e transforme-os em força para aplicá-los em sua carreira.

38 visualizações0 comentário
bottom of page