top of page

A importância da automação de processos para MPEs

Um dos desafios do empreendedor é otimizar recursos e em consequência reduzir custos. A estratégia traçada pelo gestor para alcançar esses objetivos deve incluir o mapeamento dos fluxos de trabalho da empresa. Ao encontrar gargalos é preciso analisar e intervir em busca de eficiência. E cada vez mais a tecnologia é uma aliada nessa tarefa.


Automatizar processos é uma tendência desde o início da industrialização mas o avanço tecnológico das últimas três décadas, e em especial, no século 21, tem revolucionado ainda mais a gestão. Se antes, o destaque era como as máquinas substituíram a força de trabalho dos homens por serem mais potentes e velozes, com o passar do tempo, em especial com a criação dos computadores, outros serviços, mais complexos e engenhosos, também passaram a ser realizados por dispositivos digitais e eletrônicos.


As mudanças ocorreram de forma natural e foram sendo inseridas nos processos e fluxos dentro das empresas. As que se adaptaram mais rapidamente puderem perceber os benefícios do investimento.


Para o empresário que ainda tem dúvidas, elencamos quatro vantagens da automação de processos para os negócios,em especial para as MPEs - Micro e Pequenas Empresas:


  • Otimização dos recursos humanos:


Substituir o trabalho manual por um sistema digital que agilize o processo possibilita à empresa recolocar os colaboradores em um posto em que habilidades sociais e criativas, como planejamento e geração de ideias, sejam fundamentais e insubstituíveis.


  • Coleta de dados constante e permanente:


A automatização dos processos, na administração de um bom gestor, deve servir para gerar cruzamento de informações e dados que antes não estavam mapeados. Obter uma visão sistêmica do negócio é fundamental para atuar de maneira mais assertiva. E esse processo deve ser contínuo.


  • Tomada de decisões estratégicas:


A partir dos dados recolhidos o gestor seguirá mais confiante nas decisões que precisa tomar, pois serão embasadas e comprovadas a partir do processo automatizado.


  • Redução de custos:

Dirimir as chances de falhas, ou retenções significativas no fluxo de trabalho, resultam, sem dúvidas, em contenção de gastos, e evita desperdícios de recursos financeiros.


É importante salientar que esses benefícios estão relacionados entre si, ou seja, adotar ferramentas para automatizar os processos cria um movimento que desencadeia ações em toda a gestão.


Dois cases de implantação de ferramentas tecnológicas podem auxiliar no entendimento da importância e viabilidade da automação dos processos para as empresas. A primeira atua na Gestão de Relacionamento com foco em vendas. As tendências de gestão atuais mostram que o cliente precisa ser cativado antes, durante e depois da compra. Esse acompanhamento pode ser realizado por meio de softwares que agreguem informações e apontem as melhores estratégias para o oferecimento do produto/serviço. Por exemplo, usar e-mail marketing para acessar esse consumidor em potencial pode ser um dos eixos de ação, que, casados com outras iniciativas programadas e geridas por indicadores tendem a efetivar a negociação.


O outro case é o de Gestão Empresarial, ou seja, automatizar processos burocráticos e rotineiros. Gerir de forma mais ágil os fluxos da empresa, que podem incluir os diversos setores do negócio, como financeiro e vendas, resulta, sem dúvida, em competitividade no mercado. O empresário pode ter, a partir da instalação de programas de gerenciamento, por exemplo, informações precisas sobre estoque, dado imprescindível para mapear todo o fluxo do trabalho.


Os relatórios obtidos a partir de ferramentas de automação embasam decisões mais assertivas e menos arriscadas por parte dos gestores e garantem estabilidade para a empresa a curto, médio e longo prazo.


A Ajorpeme atua para sensibilizar de forma contínua e rotineira os empreendedores da importância e relevância de conhecer as tendências tecnológicas e novidades de gestão. É preciso ainda desfazer a ideia de que a automação de processos é inviável financeiramente para as pequenas e médias empresas por custar caro. Atualmente o mercado tecnológico oferece inúmeras ferramentas com valores diversos e acessíveis. E, o mais, o empresário precisa compreender que melhorar a gestão é sempre investimento e nunca gasto.


A Ajorpeme Digital atua nesse ramo e busca oferecer aos empreendedores as melhores soluções nos dois cases exemplificados: Gestão de Relacionamento e Gestão Empresarial.


É sempre importante lembrar que empreender no século 21 é estar concorrendo com empresas do mundo inteiro. Aderir aos processos de automação se torna, a partir dessa perspectiva, questão de inteligência do empresário e sobrevivência do negócio. Somar o melhor da tecnologia com a excelência das habilidades humanas sob comando de um gestor talentoso e sagaz é a equação perfeita para atingir resultados positivos e prósperos e colocar a empresa no rol das bem sucedidas e sustentáveis.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page